Os peritos criminais Luciano Costa, Michelle Rauen e Andressa Fronza, lotados no Setor de Perícias em Áudio e Imagem do Instituto de Criminalística do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), tiveram um artigo científico publicado na revista acadêmica Forensic Science International, uma das revistas de maior fator de impacto, no mundo, na área de Ciências Forenses.
O estudo intitulado “Car speed estimation based on image scale factor”, trata de um método alternativo para estimar a velocidade de um veículo com trajetória longitudinal em relação à câmera, aproximando-se ou afastando-se dela.
O método usa o “fator de escala da imagem em pixels” para calcular a distância do veículo à câmera em diferentes quadros de vídeo, permitindo assim a estimativa da velocidade média de um veículo. Os resultados foram verificados por meio de uma simulação, com um veículo em movimento em velocidades conhecidas.
Esta equipe pericial trabalha com estimativa de velocidade por vídeo análise desde 2012, atendendo a casos de todo o estado de Santa Catarina, apresentando resultados em Congressos de Criminalística e prestando apoio a colegas Peritos Oficiais de diversos estados do Brasil, porém, para muitos casos ainda havia limitações da técnica. Esta publicação traz avanços para a análise forense de evidência multimídia, uma área que tem mostrado enorme demanda de exames periciais atualmente.
Texto: Bruna Campos (Assessoria de Comunicação IGP/SC)