IGP realiza perícia complementar em prédio onde sacada desabou em Itapema

No último sábado (16), peritos do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) retornaram ao prédio em Itapema, no Litoral Norte catarinense, onde uma sacada desabou causando a morte de duas pessoas para fazer a perícia complementar.

O trabalho consistiu em levantamento de dados, como dimensões dos elementos estruturais, quantidade e posicionamento de aço nos elementos estruturais, superfícies de ruptura, características das lajes em ruína e características das lajes não rompidas, bem como de seu escoramento, esses dados foram cruzados com o levantamento de local realizado no dia do fato.

As próximas etapas serão destinadas a testar as hipóteses levantadas em campo e assim apontar qual foi a causa determinante da ruptura da estrutura, estas etapas contarão com cálculos estruturais, análise dos projetos originais e do projeto de reforma, para que se verifique se o que foi constatado no local segue o que consta nos projetos.

A perícia foi realizada pelo perito Engenheiro Civil Cassiano Bremm, pelo perito Engenheiro Mecânico Mateus Braun (que atendeu o local no dia do fato) e pela Auxiliar Criminalística Carla Schlösser.