IGP e Ministério Público abrem roteiro de reuniões pelo Estado com encontro regional na região Sul

Conforme anunciado na semana passada, o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizaram na manhã desta quarta-feira, 13, no Fórum da cidade de Criciúma, a primeira reunião regional para discutir as demandas comuns e promover a integração dos profissionais em suas áreas de atuação. O encontro abriu o roteiro conjunto programado entre as instituições, que até o mês de dezembro contemplará todos as regiões catarinenses.

Na presença de promotores de Justiça, peritos oficiais e auxiliares do IGP, o coordenador do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público, promotor Jadel da Silva Júnior, fez uma breve apresentação sobre o projeto e reforçou aos participantes o objetivo principal dessa parceria, que é de aprimorar os processos e alinhar o trabalho entre os órgãos. Silva Junior reforçou ainda a importância essencial da Perícia para o sistema de Justiça, para explicar que o apoio ao IGP reflete diretamente no MPSC.

“Agradeço ao perito-geral Giovani Eduardo Adriano que teve a ideia de reunirmos nossos profissionais de forma regional, com a finalidade de integrar as equipes e buscar soluções para os problemas vivenciados na ponta. Melhorando a interlocução, poderemos alinhar as operações de forma mais eficiente, replicando também as boas práticas”, destaca.

Giovani Eduardo Adriano manifestou grande satisfação em participar do encontro e afirmou que o IGP vive um novo momento. De acordo com o perito-geral, desde o início do governo de Carlos Moisés o órgão pericial conquistou sua autonomia financeira, recebeu 95 servidores técnicos para seus quadros e tem adquirido equipamentos e novas tecnologias para ampliar e aperfeiçoar seus serviços.

“Hoje o Instituto Geral de Perícias deixa seu passado de grandes dificuldades para trás e vive um momento de franco desenvolvimento enquanto instituição. Esta parceria com o Ministério Público chega em momento oportuno, visto que o diálogo regionalizado será extremamente salutar, tanto para mostrarmos os avanços obtidos pelo IGP quanto para ampliá-los e alinhá-los de forma positiva às demandas dos promotores em suas comarcas”, disse.

Durante as duas horas de intenso diálogo entre as equipes, foram discutidas melhorias para rotinas operacionais do IGP, levando em conta as necessidades prioritárias dos promotores de Justiça em relação aos laudos periciais. Para estabelecer um trabalho mais alinhado, ficou acordado que peritos e promotores manterão contato mais frequente, de modo a direcionar a produção das demandas de acordo com o grau de urgência.

Da parte do Instituto Geral de Perícias, também estiveram presentes o perito-geral adjunto Júlio Freiberger Fernandes; o gerente mesorregional de Criciúma, perito bioquímico André Bittencourt; os peritos criminais Rafael Bardini, Alexandre Genovez, Luana Ferreira e Marilúcia Cavalcanti; a perita legista, Fernanda Duarte; os auxiliares criminalísticos, Daiane Mota e Leonardo Moroso; e os assessores do perito-geral, Diego de Castro e Paulo César Knihs.

Pelo MPSC estiveram presentes os promotores de Justiça que atuam nas comarcas de Criciúma, Araranguá, Sombrio, Urussanga, Forquilhinha, Lauro Muller, Içara, Turvo, Meleiro e Santa Rosa do Sul. São eles: Jadson Javel Teixeira; Ricardo Figueiredo Coelho Leal; Júlia Trevisan do Toledo Barros; Cláudio Everson Guesser Guedes da Fonseca; Gabriel Ricardo Zanon Meyer; Marcelo Francisco da Silva; Ana Maria Horn Vieira Carvalho; Andréia Tonin; e Cléber Lodetti de Oliveira.