Documentos Necessários

PORTARIA Nº 13/IGP/SSP, de 14 de outubro de 2019.
Dispõe sobre a Carteira de Identidade, regula sua expedição e dá outras providências.

UNIDADES COM PROCESSO DE CAPTURA BIOMÉTRICA DIGITAL:

ATENÇÃO: SERÃO ACEITAS somente certidões íntegras, em perfeito estado de conservação, que não tragam dúvida alguma de sua autenticidade ao atendente e que sejam passíveis de serem escaneadas para inserção em nosso sistema. NÃO SERÃO ACEITAS cópias simples das certidões, tampouco certidões plastificadas e/ou manuscritas. Todas as certidões devem ser, também, passíveis de consulta junto aos cartórios de origem, a fim de que possam ser verificadas sua autenticidade e dos dados nela inseridos. NÃO SERÃO ACEITAS certidões duvidosas, rasgadas e/ou com campos e/ou itens de segurança ilegíveis.

Importante: menores de 16 (dezesseis) anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal (alguém determinado pelo juiz), portando documento impresso oficial com foto.

Inserção de informações opcionais na Carteira de Identidade  

Poderão ser incluídos na Carteira de Identidade, caso haja interesse do requerente e mediante apresentação da documentação comprobatória original, em versão física ou digital, ou cópia autenticada em cartório (Decreto nº 10.977/2022), o número dos seguintes documentos:
I – Número de Identificação Social – NIS, Número de Inscrição do Trabalhador – NIT, inscrição no Programa de Integração Social – PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP;
II – Cartão Nacional de Saúde;
III – Título de Eleitor;
IV – Identidade profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizados;
V – Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
VI – Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
VII – Certificado Militar; e
VIII – Documento Nacional de Identidade (DNI).

Também poderá ser incluído:

Postos de Identificação com Processo de Captura Digital
Águas de ChapecóCuritibanosMajor GercinoSão José
Águas FriasDescansoMaravilhaSão José do Cedro
AnchietaDionísio CerqueiraModeloSão Lourenço do Oeste
AraquariFlor do SertãoMondaíSão Miguel da Boa Vista
AraranguáFlorianópolis (Edifício Top Tower)Nova ErechimSão Miguel do Oeste
Balneário CamboriúFlorianópolis (Floripa Airport)Nova ItaberabaSaudades
BandeiranteFlorianópolis (Câmara de Vereadores)Nova TrentoSchroeder
Barra BonitaForquilinhaOrleansSerra Alta
BelmonteGuaraciabaOuroSombrio
BlumenauGuaramirimPalhoçaTigrinhos
BrusqueGuarujá do SulPalma SolaTreviso
CaçadorGuatambuPalmitosTreze Tílias
CaibiIporã do OesteParaísoTubarão
Campos NovosIraceminhaPinhalzinhoTunápolis
CanoinhasItajaíPiratubaUnião do Oeste
CapinzalItapirangaPorto UniãoVargem Bonita
CatanduvasJaraguá do SulRio do SulVideira
ChapecóJardinópolisRiquezaXanxerê
Cocal do SulJoaçabaSão Bento do Sul
ConcórdiaJoinville (Shopping Müeller)São Carlos
Coronel FreitasJoinville (Bairro Boa vista)São Francisco do Sul
CriciúmaLagesSão João Batista
Cunha PorãLagunaSão João do Oeste
CunhataíMafraSão Joaquim

UNIDADES SEM PROCESSO DE CAPTURA BIOMÉTRICA DIGITAL (todos não listados acima):

ATENÇÃO: SERÃO ACEITAS somente certidões íntegras, em perfeito estado de conservação, que não tragam dúvida alguma de sua autenticidade ao atendente e que sejam passíveis de serem escaneadas para inserção em nosso sistema. NÃO SERÃO ACEITAS cópias simples das certidões, tampouco certidões plastificadas e/ou manuscritas. Todas as certidões devem ser, também, passíveis de consulta junto aos cartórios de origem, a fim de que possam ser verificadas sua autenticidade e dos dados nela inseridos. NÃO SERÃO ACEITAS certidões duvidosas, rasgadas e/ou com campos e/ou itens de segurança ilegíveis.

Importante: menores de 16 (dezesseis) anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal (alguém determinado pelo juiz), portando documento impresso oficial com foto.

A inserção dos documentos como CNH, Carteira de Trabalho, PIS/PASEP, título de eleitor e demais previstos no Decreto n° 10.977/2022, obedece as mesmas regras citadas acima para atendimento em unidades com processo de captura biométrica digital.