Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação Civil e Criminal (II) do IGP/SC é o órgão oficial de identificação em Santa Catarina. Está presente nas 29 unidades periciais no Estado e é composto por servidores de carreira do IGP, peritos criminais, papiloscopistas e auxiliares criminalísticos, além de terceirizados e estagiários.

Em cada unidade pericial do Estado há um servidor efetivo responsável pela coordenação do setor de identificação, enquanto a coordenação estadual é feita pelo gerente e pelo diretor do Instituto de Identificação.

Identificação Civil 

A identificação civil é feita através da emissão da Carteira de Identidade (RG), principal documento de identificação no Brasil e, portanto, aceito em todo o Território Nacional, desde que esteja em bom estado de conservação e ainda possibilite identificar seu portador.

O atendimento para emissão da Carteira de Identidade é feito nas unidades do IGP/SC mediante agendamento prévio online. Já nos Postos de Identificação das cidades onde há convênio firmado com o IGP e não há possibilidade de agendamento, pode ser realizado por ordem de chegada.

O agendamento prévio possibilita que o cidadão se programe com antecedência e saiba o dia e horário em que será atendido. As situações para atendimento e emissão da Carteira de Identidade em regime de emergência estão previstas neste site e serão autorizadas pela Direção do Instituto de Identificação somente após comprovação.

Segurança das informações

Por questões de segurança, as informações sobre o documento solicitado são dadas apenas pessoalmente e para o próprio solicitante, não sendo fornecidas via telefone ou e-mail.

A Carteira de Identidade é um documento que deve ser manuseado com responsabilidade e guardado com cuidado, pois em mãos erradas poderá ser usada para crimes contra terceiros, além de trazer grande incômodo ao cidadão que a perdeu. Por questões de segurança, sua emissão é condicionada à apresentação de certidões de comprovada procedência e em bom estado de conservação.

Também por questões de segurança, a entrega da Carteira de Identidade será feita somente para o próprio solicitante e mediante protocolo de atendimento, ou para terceiro que apresente procuração do solicitante devidamente assinada e reconhecida em cartório.

Identificação Criminal     

As atividades de identificação criminal no II/IGP envolvem a identificação de pessoas detidas a critério da autoridade policial e/ou judiciária.

No setor de identificação criminal também são feitas representações faciais com base em retratos falados, auxiliando na investigação policial.