Instituto de Criminalística

O Instituto de Criminalística do IGP é o responsável pela realização da perícia criminal no âmbito da justiça estadual em todo o território catarinense. Está presente em 29 unidades do IGP no Estado e possui em seu quadro profissional os cargos de Perito Criminal, Papiloscopista e Auxiliar Criminalístico.

Por meio da análise de vestígios, o Instituto de Criminalística executa 115 diferentes tipos de exames periciais, efetuados sempre mediante solicitação dos órgãos de Polícia ou Justiça e consignados em Laudo Pericial. Pautado em critérios técnico-científicos, é composto pelos seguintes setores:

Balística

Estuda as armas de fogo, as munições e os efeitos produzidos por sua utilização. Com os exames, busca-se a identificação da arma, a descrição de suas características, avaliação de sua estrutura, verificação se a arma de fogo possui capacidade de realizar disparos e a avaliação de seus resultados. Também visa a recuperação de números de série adulterados e destruídos; e o estabelecimento de conexões entre arma de fogo e projétil, arma de fogo e estojo e entre projéteis e estojos.

Contabilidade Forense

Realiza perícias centradas em aspectos financeiros e contábeis, envolvendo pessoas físicas, entidades privadas e/ou órgãos públicos, com o propósito de instruir procedimentos policiais/processos criminais decorrentes de apropriação indébita, sonegação fiscal, improbidade administrativa de agentes públicos, crimes nos processos licitatórios, lavagem de dinheiro, dentre outros casos.

Documentoscopia

Efetua a perícia em documentos com o objetivo de verificação da autenticidade e determinação da autoria de manuscritos.

Engenharia Forense

Utiliza-se de conhecimentos científicos que são próprios da engenharia na busca pela elucidação de questões técnicas possuidoras de finalidade legal. Visa produzir provas periciais a partir da coleta e exame de vestígios existentes em determinados locais e/ou objetos e inseridos em eventos que necessitam de esclarecimentos.

Identificação de Veículos

Tem por objetivo verificar os sinais identificadores de fábrica, a fim de constatar sua originalidade ou detectar adulterações (remarcações, descaracterização e/ou transposição de superfície de suporte) em algum sinal identificador, e, nestes casos, por meio da recuperação de numeração original suprimida, auxiliar na identificação do veículo examinado.

Informática Forense

Envolve a busca, coleta e análise dos vestígios de informática contidos nas chamadas “mídias de armazenamento eletrônico”. Também envolve a análise dos sistemas informatizados e dos equipamentos de informática e eletrônicos em geral, quando se questiona a respeito de sua natureza, funcionalidade, histórico de utilização, entre outras características.

Local de Crime Contra a Vida

Tem por objetivo determinar a materialidade do fato, buscando, por meio da análise de vestígios, estabelecer os meios/instrumentos utilizados, as circunstâncias e a dinâmica total ou parcial dos eventos, assim como indicar a autoria de acontecimentos relacionados a crimes contra a vida.

Local de Crime Contra o Patrimônio

Tem por objetivo determinar a materialidade do fato, buscando, por meio da análise de vestígios, estabelecer os meios/instrumentos utilizados, as circunstâncias e a dinâmica total ou parcial dos eventos, assim como indicar a autoria de acontecimentos relacionados a crimes contra o patrimônio.

Merceologia

Responsável por exames que levam em consideração a análise das características técnicas e comerciais de determinadas mercadorias, especialmente quanto aos seus aspectos de originalidade.

Perícias Ambientais

Executa exames em locais ou vestígios relacionados a diversos crimes contra o meio ambiente, com intuito de caracterizar sua materialidade e, sempre que possível, dimensionar os danos ocorridos.

Perícias em Áudio e Imagem

Realiza exames periciais em registros de áudio e em registros de imagem, com intuito de constatar o conteúdo de uma gravação, estabelecer se falas ou faces são de um mesmo indivíduo, estimar velocidade e dimensões, verificar fonte de gravação e localizar vestígios de edição.

Perícias Especiais

Efetua exames em objetos e equipamentos eletroeletrônicos, a fim de definir suas características e modo de ação.

Perícias Papiloscópicas

Responsável pela realização de exames em locais ou vestígios relacionados a crimes, com o intuito de identificar se há impressões papilares na superfície examinada e a quem pertencem tais impressões.