IGP identifica moradores de rua na Grande Florianópolis PDF Imprimir

No mês de janeiro e nessa primeira semana de fevereiro, o Instituto Geral de Perícias participou de três operações para a identificação de pessoas em situação de rua na Região da Grande Florianópolis. São ações que foram realizadas em conjunto com o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Municipal de Florianópolis, a Prefeitura da Capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas e outras instituições.

Nas operações foram coletados dados e as impressões digitais, para posterior identificação, de mais de 150 (cento e cinquenta) pessoas que ocupam ruas, viadutos, pontes e marquises de prédios públicos da Capital.

Tem sido alvo de noticiários o aumento de pessoas em situação de rua nas maiores cidades do Estado nos últimos anos, o que requer uma reação dos órgãos públicos de assistência e de segurança pública para analisar este sintoma social moderno, consequência, muitas vezes, do agravamento da crise econômica, de abandono de familiares, ou mesmo escolha de vida de pessoas que optam por habitar as ruas de grandes cidades.

O Instituto de Identificação Civil e Criminal, órgão do Instituto Geral de Perícias, têm cumprido com mais este compromisso social atuando na identificação dessa população, como órgão público responsável pela identificação civil e criminal no Estado de Santa Catarina.

Além de um serviço preventivo no tocante à segurança pública, trata-se de tentar restituir cidadania a essa população levando até eles o serviço de identificação civil oportunizando-os a confecção do importante documento de identidade aos que assim desejarem.

Para tanto, o Instituto de Identificação tem contado com o fundamental apoio de seus servidores que dispõem de seu tempo livre para prestarem, de bom grado, este importante serviço.

A Direção e a Gerência do Instituto de Identificação Civil e Criminal agradecem publicamente os servidores que, incansavelmente, cumprem com mais este importante papel social, elevando, ainda mais, o nome de nossa Instituição.

aasa

igp1