identificacao1analise2criminalistica1medicolegal1
Parabéns aos Peritos Criminais PDF Imprimir

Após a criação da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), em 22 de setembro de 1977, durante o 4º Congresso Nacional de Criminalística, ocorrido em Brasília (DF), surgiu a ideia de escolher um patrono para a categoria dos Peritos Oficiais.

No ano de 1979, oportunidade da realização do 5º Congresso Brasileiro de Criminalística, na cidade de Curitiba (PR), foi definido o dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Oficial, sendo esta data sugerida pelos profissionais do Estado de Minas Gerais.

Entenda a escolha da data. Os profissionais apresentaram o nome do perito Otacílio de Souza Filho como patrono dos Peritos Oficiais, por ser a data de 4 de dezembro o dia de seu nascimento. O perito Otacilio foi designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreu duas mortes violentas. A tragédia teria acontecido na Serra da Moeda, no interior do município de Congonhas.

As vítimas, um casal de geólogos, ao colherem amostras de rochas para estudo, caíram de um desfiladeiro vindo a falecer. O local, de difícil acesso, provocou outra vítima, desta vez o perito Otacílio de Souza Filho, que ao tentar chegar até o local onde encontravam-se os corpos das vítimas, perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falacer de forma idêntica ao casal de geólogos.

A data 4 de dezembro, Dia Nacional do Perito Oficial, foi criada através da Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.

A Direção Geral do Instituto Geral de Perícias parabeniza todos os profissionais pela data de hoje.

24740667 1545954198822200 937127200 n

Compartilhe esta Notícia: