Uma nova era da Segurança Pública PDF Imprimir

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira inauguraram nesta terça-feira, dia 8, em Florianópolis, o Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Com o complexo, o Governo do Estado fará uma economia anual de R$ 2,8 milhões, valor hoje pago em aluguéis das salas ocupadas pela SSP em 19 pontos da cidade. O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, e diversas outras autoridades também participaram da cerimônia.

"A nossa busca é unir todos os órgãos de segurança em um mesmo espaço físico, convivendo diariamente, ganhamos em eficiência e integração. Sem falar na redução de custos, que é bem significativa. Praticamente se paga o financiamento desse prédio com o que vamos economizar em aluguel e custos indiretos provenientes da má distribuição física”, destacou Colombo.

Para o vice-governador, o desafio de Santa Catarina é enfrentar a criminalidade, dando instrumentos às polícias Militar e Civil, que são exemplos do Brasil. “O Governo de SC e as forças de segurança não conseguirão sozinhos. É necessário que nos unamos para enfrentar essa praga que envergonha o Brasil. Os diferentes setores e, principalmente, as prefeituras precisam somar esforços para que Santa Catarina continue sendo exemplo. As necessidades são infinitas e os recursos finitos. Por isso, a boa administração faz toda a diferença. A inauguração do novo Centro Administrativo de Segurança Pública, no Continente, é um avanço importante nessa caminhada”, disse.

A estrutura vai abrigar o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP), a Polícia Civil, o Detran e todas as diretorias e gerências da SSP. O prédio, com três torres, ocupadas pelas instituições que formam o Sistema de Segurança Pública, foi construído em uma área de 30 mil metros quadrados pela construtora Hoepcke, vencedora do processo de licitação. Recebeu investimento de R$ 89 milhões, sendo R$ 65 milhões do Pacto por Santa Catarina e R$ 24 milhões de verba própria da Secretaria da Segurança Pública.

“Estamos confirmando a realização de um sonho acalentado há décadas pelos servidores da Segurança Pública, que é a inauguração e a efetiva ocupação de sua sede administrativa própria”, destacou o secretário da SSP.

Grubba disse ainda que a obra é apenas parte de um portfólio maior de construções, reformas e ampliações. “Um conjunto amplo de obras de grande, médio e pequeno porte, previstas no plano de gestão, viabilizadas pelo Programa Pacto por Santa Catarina e por recursos próprios dos fundos de melhoria da SSP”, informou.

O Centro Administrativo da SSP funciona na Avenida Governador Ivo Silveira, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. Conta com 359 vagas para automóveis, 38 para motocicletas, um auditório com 150 lugares e heliponto.

Fotos e texto: SSP/SC

16-1-900-x-486