Curso de Formação vai até 11 de agosto PDF Imprimir

A preparação dos novos servidores para o exercício da carreira de Auxiliar Criminalístico no Instituto Geral de Perícias segue em andamento na sede da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), em Canasvieiras, no Norte da Ilha. As atividades iniciaram-se no dia 3 de julho e vão até 11 de agosto.

Vinte e quatro professores do quadro de funcionários do IGP estão proferindo as aulas. O Curso de Formação é de 140 horas presenciais. Entre as disciplinas, estão: Noções de Perícias e Balística, Noções de Papiloscopia, Noções de Perícia de Informática, Noções de Laboratório Forense, Toxicologia Forense, Química Forense, Primeiros Socorros, Fotografia, Forense, Vestígios Biológicos, Armamento, Prática de Condução de Veículos de Emergência, entre outras.

Os alunos tem ainda três disciplinas na modalidade à distância: Relatório de Local de Crime, Condução de Veículos de Emergência e Redação Técnica. Estas somarão 160 horas de aulas no total.

O Estágio Curricular, outra etapa do Curso de Formação, será realizado pelos Auxiliares Periciais já nas cidades de lotação de 14 de agosto a 1º de setembro.

Dos Auxiliares Criminalísticos, 14 vão para Florianópolis, 3 para Joinville, 2 para Balneário Camboriú, 2 para Blumenau, 2 para Chapecó, 2 para Criciúma, 2 para Jaraguá do Sul, 2 para Joaçaba, 2 para Lages, 2 para Palhoça, 2 para São Miguel do Oeste e 2 para Tubarão.

As cidades que receberão um auxiliar criminalístico cada são: Araranguá, Brusque, Caçador, Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Itajaí, Laguna, Mafra, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, Videira e Xanxerê.

Dos 7 Auxiliares de Laboratório, 5 ficarão em Florianópolis. Um será lotado em Joinville e outro em Chapecó.

Os novos servidores do Instituto Geral de Perícias foram chamados através do Ato 1.174 de 31 de maio de 2017, assinado pelo Governador Raimundo Colombo. A medida está de acordo com o Artigo 17, da Lei número 6.843/86, e com o resultado do Concurso Público 001/2014 do Instituto Geral de Perícias, cuja homologação foi publicada no Diário Oficial no dia 1º de dezembro de 2014.

wedr