identificacao1analise2criminalistica1medicolegal1
IGP recebe novos equipamentos e lança novo modelo de carteira de identidade PDF Imprimir

EVENTO_IGP_-_DEZEMBRO_2013

Florianópolis (2/12/2013) - O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, e do diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso, participou, nesta segunda-feira, 2, da formatura de profissionais do IGP, entregou viaturas e equipamentos, e lançou o novo modelo de Carteira de Identidade.

“Precisamos estar cada vez mais equipado para proteger as pessoas e também dar mais segurança a carteira de identidade. O documento além de mais seguro é mais ágil e com isso a população ganha, porque melhora a qualidade de vida das pessoas e também o serviço público”, destacou o governador.

Ao total, foram formados 47 servidores do órgão, sendo 10 peritos criminais, quatro peritos de medicina legal, seis auxiliares criminalísticos e 27 auxiliares de medicina legal. A convocação dos candidatos para preenchimento das vagas previstas nos concursos IGP nº 001/2008 e 001/2010, ocorreu após autorização do Governo do Estado e parecer favorável do Grupo Gestor.

A escolha da cidade de lotação para o efetivo exercício do cargo, dentre as vagas disponibilizadas, foi realizada ao término do Curso de Formação Profissional, que ocorreu na primeira quinzena de novembro deste ano, respeitada a ordem de classificação obtida pelos alunos. “Não adianta termos a máquina, o conhecimento científico e a tecnologia se não tivermos o funcionário qualificado e disposto para exercer a sua função. Por isso, essa formatura é um presente para a sociedade”, enalteceu Colombo.

EVENTO_IGP_-_DEZEMBRO_2013_II

Entrega de viaturas e equipamentos
Foram entregues 22 novas viaturas que estarão à disposição da Perícia Oficial do Estado, com investimentos de aproximadamente R$ 2,1 milhões. São oito carros compactos destinados à perícia criminal, 12 pick-ups 4x4 (rabecões) ao Instituto Médico Legal (IML), um ônibus para emissão da carteira de identidade e um caminhão para transporte de materiais.

Também ocorreu a entrega de equipamentos que serão usados pelo Instituto de Análises Forenses (IAF) e custaram R$ 2,1 milhão. São eles, um Sequenciador Genético de DNA; três Esteroscópios (captura de imagem digital); dois sistemas completos de extração de dados de telefones celulares; três aparelhos Cromatógrafo Gasoso – CGMS (análise de amostras); uma Sonda Multiparâmetro; e três vídeos Comparadores Espectrais (detectar falsificação em documentos).

EVENTO_IGP_-_DEZEMBRO_2013_III

Carteira de Identidade
Outro ato desta segunda-feira foi o lançamento do novo modelo de Carteira de Identidade com captura biométrica on-line. A foto, a assinatura e a digital da pessoa, são capturadas digitalmente e impressas diretamente na nova carteira. “A mudança busca modernizar o formato e a maneira de impressão do documento de identidade, que antes demorava 15 dias e agora será possível a emissão em três dias”, explicou Grubba.

As taxas cobradas pela carteira continuam as mesmas, bem como as instruções de levar duas fotos 3x4 e certidões de nascimento ou casamento para que não haja descontinuidade no serviço que é prestado atualmente, já que o novo formato ainda não consegue absorver toda a demanda.

As carteiras no modelo antigo não precisam ser substituídas, pois sua validade é indeterminada. Nesse primeiro momento, somente Florianópolis está imprimindo as carteiras com o processo on-line e na sequência, outras cidades serão incluídas no processo. 

Informações adicionais: jornalista Luiz Roberto Damiani
Instituto Geral de Perícias
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (48) 3331 4512

Fotos: repórter fotográfica Neiva Daltrozo - Secom

 

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o assessor Rafael Vieira de Araujo, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 9116-8992. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.

Compartilhe esta Notícia: