PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Valores

1ª VIA CIN (com CPF)

GRATUITA

2ª VIA CIN (com CPF)

R$ 44,79

A guia DARE para pagamento do serviço de emissão da Carteira de Identidade (quando requerida) é emitida SOMENTE pela Polícia Científica de SCno momento do atendimento do requerenteNão há emissão de guias de pagamento previamente ao atendimento, por sites externos ou serviços terceirizados. O pagamento de guias por sites de serviço terceirizados pelo cidadão NÃO ISENTA O PAGAMENTO da taxa estadual de emissão do RG, quando requerida.

Somente os seguintes casos estão isentos do pagamento da guia DARE para emissão de 2ª Via da Carteira de Identidade:

 Para os reconhecidamente pobres. A situação é reconhecida mediante preenchimento e assinatura de uma declaração do interessado, conforme Lei Ordinária nº 13.671/2005. Para o caso de analfabetos, a declaração pode ser emitida a rogo do mesmo, com duas testemunhas. A falsidade desta declaração ensejará a responsabilidade civil e criminal do interessado. Considera-se pobre a pessoa cuja situação econômica e financeira não lhe permita pagar pelo documento, sem prejuízo do sustento próprio e da sua família. No caso de menores de 18 anos, apenas o responsável legal poderá assinar esta declaração.

 Para os idosos (60 anos ou mais), que tenham tido sua carteira de identidade furtada ou roubada. Conforme a Lei Estadual nº 11.402, de 10/05/2000, para que a isenção seja concedida, será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência de furto ou roubo e solicitar a carteira de identidade até o prazo máximo de 60 dias após o registro da ocorrência. Esta isenção não vale para perda do documento, mas somente para os casos de furto ou roubo, com ocorrência policial registrada.

PORTARIA Nº 018/2023/PCI

Dispõe sobre a Carteira de Identidade, regula sua expedição e dá outras providências.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support